O projeto intitulado “Rede de fortalecimento da autonomia das mulheres procopenses por meio do fomento da capacitação para o trabalho voltados à inclusão tecnológica, produtiva, mercantil e do combate ao empobrecimento e à fome” tem como objetivo fortalecer os procedimentos produtivos e as ações organizativas com vistas à geração de renda articulada ao processo de empoderamento e rompimento da fome e do empobrecimento de mulheres em área de vulnerabilidade social no município de Cornélio Procópio, PR.
Este projeto ofertará cursos com o objetivo de que mulheres em situação de vulnerabilidade social tenham a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho, rompendo assim a fome e o empobrecimento, sobretudo o que atinge o gênero feminino. Além dos cursos, serão ministradas palestras que visem discutir a questão de gênero, os cuidados com o corpo e a violência contra as mulheres. Todas as ações propostas neste projeto serão coordenadas pelo Grupo de Estudos GEOFOME, grupo de estudo que pesquisa a fome e a pobreza e que vem atuando em diversas ações de combate à fome e à pobreza no Norte Pioneiro do Paraná. Cornélio Procópio, apesar de possuir um IDHM considerado alto, possui 37,75% da população, estimada no ano de 2021, em situação de vulnerabilidade social.
Podem participar mulheres acima de 16 anos de idade.
A inscrição deve ser feita via Google Forms
Inscrições encerradas
Equipe do Projeto
Professora do curso de Geografia Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Formada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Formada em Estética.
Professor do curso de Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Aluna do curso de Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Aluno do curso de Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Formada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Formada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
Coordenado pelo grupo de pesquisa Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento (GEOFOME), do curso de Geografia da UENP, o projeto de extensão, voltado a mulheres maiores de 16 anos, dispõe de cursos profissionalizantes e palestras que buscam discutir a questão de gênero, os cuidados físicos e as diversas faces da violência contra mulher. Para a coordenadora Vanessa Maria Ludka, o projeto é uma ferramenta para o enfrentamento à vulnerabilidade social. "Nós pretendemos contribuir de forma significativa e positiva na vida dessas mulheres, inseri-las no mercado de trabalho e transformar realidades”, destaca.
O Projeto Mulheres no Combate à fome que faz parte do projeto Geofome da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou oficina de designer de sobrancelhas, a oficina tem por objetivo de qualificar e inserir mulheres em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho. A coordenadora do projeto Vanessa Maria Ludka afirma a importância do projeto. “A oficina ajuda na isenção no mercado de trabalho, rompendo a fome e o empobrecimento, principalmente no gênero feminino.” afirma a Ludka.
Tivemos a oportunidade de falar sobre o projeto GEOFOME e o projeto Mulheres para os ouvintes da @radiograuna.
Gratidão pela oportunidade de compartilhar nossas atividades!
Caso tenha alguma dúvida com relação ao projeto entre em contato por e-mail geofomeuenp@gmail.com ou pelo telefone (43) 99918-9799.